Buddha Eden

O Buddha Eden situa-se na Quinta dos Loridos, Bombarral.Com cerca de 35 hectares, o jardim foi criado em protesto contra destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.
Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os Buddha dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes.
No lago central é possível observar os peixes KOI, e dragões esculpidos que se erguem da água.
Terá ainda a oportunidade de observar os 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados, tal como há 2.200 anos.

Foi um local de que gostei bastante de visitar, é sem dúvida um sítio muito tranquilo, Ótimo para passar uma tarde. O jardim não se limita a ter apenas budas, tem também peças de artistas plásticos contemporâneos, contudo, é pena não haver nenhuma explicação sobre as peças expostas.
A entrada são 2,5€, podendo a visita ser feita a pé ou de comboio (o preço é o mesmo), optei por fazer a pé.
Apesar de estarem espalhados à entrada e pelo jardim avisos para não mexerem nas peças, a grande maioria das pessoas não resiste a sentar-se nas estátuas (principalmente nos budas dourados).

o lado que está na entrada do jardim.
Peixes de um dos muito lagos que o jardim tem.
Visão "geral" do jardim


700 soldados de terracota



Um dos budas dourados







Tony Cragg, Line of Thought

Comentários

  1. um dia abrirá um espaço destes dedicado a marduk, faço votos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário