Mostrar mensagens com a etiqueta locais a visitar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta locais a visitar. Mostrar todas as mensagens

Museu Nacional Ferroviário


O Museu Nacional Ferroviário situado no Entroncamento foi inaugurado a 18 de maio de 2015. Tem ainda vários núcleos museológicos distribuídos pelo país. A visita aos núcleos torna-se única, na medida em que cada um dispõe de bens de interesse cultural relevante para a identificação e memória das especificidades regionais dos caminhos de ferro portugueses.

O MNF acolhe diversas exposições temporárias e uma extraordinária coleção permanente, na qual se apresentam locomotivas a Vapor, Diesel, Elétricas e modelos representativos de comboios célebres, como o Comboio Real Português e o Comboio Presidencial. Carruagens de vários tipos, bem como equipamentos, ferramentas, vestuário, entre outros elementos que ilustram e ajudam a compreender a história ferroviária de Portugal.

O Museu está instalado no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares que comporta 19 linhas ferroviárias e tem à sua guarda um legado com 160 anos de existência. A exposição permanente habita edifícios ferroviários históricos tais como o Armazém de Víveres, a Rotunda das Locomotivas e as Antigas Oficinas do Vapor.
texto retirado da wikipedia

Recomendo que não vão com pressa para ver o museu, vão precisar de pelo menos duas horas e meia para o visitar. Ideal para quem gosta do transporte público ferroviário ou simplesmente de história, este é um local a visitar, está muito bem organizado e bastante completo.

Algumas fotografia da exposição temporária:

Buddha Eden

O Buddha Eden situa-se na Quinta dos Loridos, Bombarral.Com cerca de 35 hectares, o jardim foi criado em protesto contra destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.
Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os Buddha dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes.
No lago central é possível observar os peixes KOI, e dragões esculpidos que se erguem da água.
Terá ainda a oportunidade de observar os 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados, tal como há 2.200 anos.

Foi um local de que gostei bastante de visitar, é sem dúvida um sítio muito tranquilo, Ótimo para passar uma tarde. O jardim não se limita a ter apenas budas, tem também peças de artistas plásticos contemporâneos, contudo, é pena não haver nenhuma explicação sobre as peças expostas.